Olivier Mourão expõe série Moving Figures no Museu Inimá de Paula


Mineiro radicado em Londres, onde tem uma residência, e Ibiza, lugar em que mantém o seu atelier, Olivier Mourão é um bon vivant. Ele transforma toda a embrulhada de sua vida em inspiração para o seu trabalho. Sua última série, “Moving Figures”, que aborda a temática futebol, entra em edital no Museu Inimá de Paula entre os dias 17 de março e 10 de abril com ingressão gratuita. Os visitantes poderão conferir muro de 30 obras de óleo sobre tela.

A exposição, que já rodou a Europa, chega em boa hora ao Brasil, levando em consideração a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016. Olivier acredita que o futebol seja uma espécie de ópio do povo. “Se não existisse o futebol teríamos transgressão e guerras, ele é a salvação do mundo”, explica.

Em sua perspectiva, os jogadores podem ser comparados a gladiadores modernos. Seres escolhidos pelo povo para saciar sua premência de entretenimento com seus malabarismos. Entre os esportistas homenageados pelo artista plástico estão Cristiano Ronaldo e Neymar, o último pintado durante um verão em Ibiza, onde o craque deitou e rolou na badalação com a socialite Paris Hilton.

S Museu Inimá de Paula funciona terça-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado de 10h às 18h30. Na quinta-feira ele abre de 12h às 20h30 e domingo de 12h às 18h30. Mais informações pelo telefone (31) 3213-4320 ou pelo email [email protected].

Trajetória

Olivier Mourão já fazia retratos elogiados pela sátira aos sete anos. S colunista Wilson Frade o apelidou de “S Menino Pintor”. Já adulto, estudou na Escola Guignard. Seus quadros passaram a ocupar as paredes personalidade porquê da primeira-mulher Maria Thereza Goulart, mulher do ex-presidente João Goulart, e do banqueiro

Aluízio Faria, ex-possuinte do Banco Real e atual possessor do Banco Alfa. Olivier também se dedicou a decoração de mansões, geração de cenários. Extravagante, ele era famoso pelas muitas festas excêntricas que organizou nos anos 60 e 70.

Devida a repressão da Ditadura Militar, o artista se exilou em Londres.Sua primeira exposição, organizada pelo emissário brasílico Celso Souza e Silva, foi repleta de celebridades, com quadros comprados pelo cantor Jimmy Page, vocalista do Led Zeppelin, e pelo consagrado marchand Martin Summers, que notou em Olivier fortes influências de Picasso e Matisse. Sua morada, uma espécie de museu subterrâneo no aristocrático bairro de Holland Park, tem sido frequentada, através dos anos, por um leque que vai do fotógrafo David Bailey a Mario Testino; do cantor Mick Jagger à padrão Kate Moss, esta sua vizinha.

Olivier também é peça chave da vida cultural da ilhéu de Ibiza, na Espanha. Com os DJs Danny Rampling e Nicky Holloway, ele implantou a “balearic music”, transformando o lugar numa colônia dance britânica. Ainda hoje ele organiza festas badaladas na região com a presença de personalidades porquê Paris Hilton, o empresário Robert Carilli e o jogador Neymar.

Serviço:

Moving Figures – Olivier Mourão

Data: 17 de março a 10 de abril

terça - quarta - sexta - sábado:

10:00 às 18:30 horas

quinta: 12:00 às 20:30 horas

domingos: 12:00 às 18:30 horas

Entrada gratuita

Fonte: Notícias