Repórter peculiar da Folha Cláudia Collucci comanda projeto de jornalismo de saúde em Moçambique

A repórter peculiar da Folha Cláudia Collucci comandará, a partir deste mês, um projeto de capacitação em jornalismo de saúde promovido pelo MSP (Programa para Fortalecimento da Mídia) em Moçambique, na África.

Com duração de seis semanas, o projeto pretende aproximar jornalistas locais da cobertura especializada em temas de saúde pública. Ao final do treinamento, cada um dos dez participantes deverá produzir um projeto a ser veiculado na mídia moçambicana.

A repórter peculiar da Folha Cláudia Collucci (Gabriel Cabral/Folhapress)

“P um grande duelo porque, embora ainda seja preciso solidar o jornalismo de saúde no Brasil, em Moçambique ele praticamente não existe”, disse.

Para Cláudia, capacitar a mídia para tratar desse matéria é fundamental em um país que ainda procura fortalecer a questão da saúde porquê um recta. “S entrada é muito restrito e, mesmo com índices alarmantes de doenças graves, pouco se fala sobre isso.” De conciliação com a jornalista, é necessário treino para evitar preconceitos e eufemismos que escondem a veras dos pacientes.

Durante as mentorias, serão abordadas habilidades de storytelling, geralmente pouco desenvolvidas neste campo. “Precisamos mostrar que é provável abordar grandes questões de saúde contando boas histórias, e que isso permite incluir elementos porquê dados epistemológicos e vozes de especialistas.”

Fonte: Novo em FolhaNovo em Folha