Projeto realiza formação de professores na Feira do Livro

Divulgação

Ver as pessoas e as coisas em ângulos diferentes, apreciando o melhor de momentos simples, porquê o sabor do suco, o vento no rosto e o amanhecer. A procura por essas descobertas deram o tom à oficina “Para que serve a trova”, ministrada na segunda-feira pelo jornalista e noticiarista carioca, Márcio Vassalo, na XXI edição da Feira Pan-Amazônica do Livro.

E o Projeto Catavento, realizado pela Alubar Metais e Cabos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Desenvolvimento Social de Barcarena, levou para oficina, com o objetivo de promover uma formação diferenciada, os professores que integram o a iniciativa. S Catavento estimula o hábito da leitura e produção textual com a doação de livros e jogos interativos, beneficiando 1300 alunos de 28 escolas ribeirinhas e uma na zona rústico do município.

No projeto, já é tradição trabalhar ao longo do ano um tema específico para as escolas. Este ano, a temática escolhida é o texto poético. “Nosso tema coincidiu com a proposta da Feira do Livro, que trouxe a ‘Poesia’ porquê país homenageado. Por isso zero melhor do que trazer a capacitação dos professores para levante evento literário que é um dos maiores do país. A teoria é despertar para a sensibilização da trova, que é uma forma de linguagem singular”, explicou Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.

Durante a oficina, Márcio Vassalo relatou as experiências que teve ao se desenredar porquê jornalista e ressaltou que para se extrair a formosura das coisas, é necessário se fazer um manobra permanente para olhar as coisas de forma dissemelhante. “Apesar das tristezas, problemas pessoais, frustrações, perdas, rupturas, é provável ver formosura nas coisas e quando somos os primeiros a perceber isso, podemos contaminar o outro ao nosso lado para enxergar a trova do dia a dia”, disse o jornalista.

Com títulos publicados na Itália, no Chile e na Argentina, Márcio é responsável dos livros "A professora encantadora", "Minha princesa africana" e "De fruto para pai", publicados pela editora Abacatte; "A Princesa Tiana e o Sapo Gazé", "S Príncipe sem Sonhos" (editora Brinque-Book), "S Menino da Chuva no Cabelo", "Valentina", "A Fada Afilhada" e "Da minha praia até o Japão" (Global) e de "Mario Quintana, primeira biografia do poeta gaúcho", lançada pela editora Moderna, dentro da coleção Mestres da Literatura. Todos esses livros foram selecionados para o Catálogo de Autores Brasileiros da Feira do Livro de Bolonha, na Itália, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do IBBY – International Board on Books for Young People, órgão consultivo da Unesco.

S professor Marinaldo Sarmento, da escola Jú Pariquara, na Ilha Arapiranga, declara que a palestra de Márcio só aumentou a impaciência para se iniciar as formações sobre o gênero poético. “Maravilhoso o contato com o jornalista e com esse tema, que considero um duelo e, ao mesmo tempo, encantador. Já li muito sobre esse gênero e também já escrevi poesias. Estamos muito ansiosos para encetar a aprender sobre a estrutura do tema e na expectativa de no horizonte grafar um livro”, disse.

Por Fabiana Gomes, da assessoria da Alubar.


Tópicos: 
feira
livro
formação
professores
projeto
PA
Fonte: LeiaJá - Literatura