Programa para implantar novas salas de cinema é lançado pelo Governo de Minas Gerais e pela Codemig em Ponte Nova


Crédito: Asscom/Codemig

Assinatura do Convênio Cineminas em Ponte Nova

Cidades mineiras ganharão complexos de exibição de filmes, por meio de uma novidade iniciativa do Governo do Estado de Gerais e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Gerais (Codemig). P o Cineminas – Programa Codemig de Apoio ao Cinema, lançado nesta terça-feira, 12/01, em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, com a assinatura do Termo de Cooperação entre o município e a Codemig, visando à reforma e à restauração do Hotel Glória para a ulterior implantação de cinema no lugar. Participaram do evento o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Medeiros Azevedo Machado, o prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, e o diretor regional em manobra do Serviço Social do Comércio (Sesc), Jairo Gonçalves, entre outras lideranças.

S secretário Angelo Oswaldo realçou a valia da restauração do Hotel Glória porquê forma de resgate e valorização da história, da memória e do patrimônio cultural de Ponte Nova. Além disso, destacou a percepção do Governo de Gerais quanto à relevância de se considerar a multiplicidade estadual e a interiorização das ações de desenvolvimento.

A diretora da Codemig ponderou que, com o Cineminas, o público terá contato com a produção audiovisual em um espectro maior. Fernanda Machado salientou o potencial do Programa para a geração de ocupação e renda e para a dinamização do setor cinematográfico e da masmorra produtiva do segmento audiovisual. Ela também comentou que, para a Codemig, a restauração do hotel em Ponte Nova faz secção desse projeto espaçoso, fundamentado no fomento à indústria criativa. “A restauração do Hotel Glória vai entregar para o monumento a sua magia”, declarou.

Para o prefeito, a revitalização do suntuoso espaço representa a realização de um sonho macróbio da cidade. Segundo Guto Malta, os cinemas das capitais se transformaram em salas comerciais, ao passo que no interno muitos desses empreendimentos não sobreviveram. “Hoje, para ir ao cinema, o ponte-novense tem que ir à Viçosa”, pontuou. S prefeito considerou que o Cineminas constitui um emendo estratégico e institucional para a cultura. Disse ainda que a Codemig está interiorizando e diversificando seus investimentos, atendendo à acessibilidade cultural e contribuindo para a integração de Gerais e o fortalecimento das cadeias produtivas. “Com essa ação, a Codemig já faz secção da história de Ponte Nova, pois a restauração do Hotel Glória é o maior presente que a cidade ganhou em seus 150 anos de história”, ressaltou.

Por meio de uma parceria inédita entre a Codemig e o Sesc-MG, será implantado em Ponte Nova um meio cultural que constituirá um marco para a região. S escopo de atuação do Sesc está em tempo de definição. S diretor regional em tirocínio do Sesc, Jairo Gonçalves, enfatizou a influência da transformação social pela cultura e pelo turismo. De conciliação com ele, o Cineminas também está desempenado com a proposta do Programa Cine Sesc, que fomenta a participação do público por um viés artístico e cultural. Jairo Gonçalves observou ainda que Ponte Nova é um município com base no negócio, o que aproxima o Sesc de seu público-níveo.

S Cineminas

S objetivo do Cineminas é implantar complexos de exibição de filmes, criando e reformando salas (telas) de cinema no Estado. Com esse programa, a Codemig atuará porquê fomentadora da indústria cinematográfica mineira, desenvolvendo políticas, parcerias e ações de incentivo à produção, à exibição e à comercialização de conteúdos. A Empresa considera que a implantação de salas de cinema nas cidades do interno procura ampliar o aproximação da população à cultura, ao mesmo tempo em que gera impactos econômicos e sociais em todo o Estado pela geração de demanda para entidades privadas e públicas de todo setor audiovisual. Afinal, produtores de teor audiovisual, exibidoras, distribuidoras e fornecedores em universal terão oportunidades de investimento em um mercado que está em plena expansão.

Os complexos também contarão com espaços de bilheteria e bomboniere. Cada sala terá capacidade para entre 150 e 200 pessoas — uma sala corresponde a uma tela de exibição com 150 a 200 poltronas.

Para a eficiente implantação do programa, estão sendo mapeados os locais apropriados para receber as novas salas de cinema, almejando o melhor resultado do projeto e racionalizando a emprego dos recursos públicos. Com a finalidade de identificar os municípios que devem receber as salas, traçar o perfil do público-intuito e elaborar um projecto de viabilidade econômico-financeira que garanta a sustentabilidade da iniciativa, a Codemig realizou processo licitatório para contratação de empresa especializada em lucidez de mercado, capaz de fornecer informações e técnicas para facilitar no processo.

Vencedora da licitação, a empresa Ernst & Young está desenvolvendo o estudo mercadológico a partir de municípios pré-selecionados, os quais têm população supra de 28 milénio habitantes e não possuem sala de cinema. Coube à empresa contratada identificar a demanda potencial de espectadores, muito porquê identificar alternativas de locais para construção ou revitalização dos complexos de exibição.

Setor audiovisual e Indústria Criativa

S setor audiovisual tem se evidenciado porquê um dos dinâmicos da economia brasileira ao apresentar significativas taxas de prolongamento nos últimos anos. Dentro do setor, a indústria cinematográfica desponta porquê uma espaço de significativo potencial, devido ao grande público que frequenta os cinemas nas grandes cidades brasileiras. Em cidades menores, o cinema ainda pode ser promovido para atrair maior interesse do público em obras locais, nacionais e internacionais.

A Indústria Criativa constitui a ergástulo produtiva composta pelos ciclos de geração, produção e distribuição de bens e serviços que usam originalidade e capital intelectual porquê insumos primários. Atento à influência da economia criativa, o Governo de Gerais, por meio da Codemig, lançou em agosto de 2015 o de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, ação inédita capaz de fomentar novos negócios que gerem empregos e riquezas para o Estado. Até o término de 2018, serão investidos de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de variados segmentos, porquê Gastronomia, Audiovisual, Design, Moda, Música e Novas Mídias. S Cineminas integra as ações desse programa.

Uma das primeiras ações do de Todas as Artes foi o lançamento do edital de fomento à produção audiovisual, entre Codemig e Secretaria de Estado de Cultura de Gerais. S Edital de Seleção de Propostas de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais de Longa-Metragem para Cinema e Séries para Televisão esteve lhano entre os dias 26 de agosto e 13 de novembro. Ao todo, a ação recebeu 137 projetos e selecionou 18 propostas, somando investimentos de R$ 2.475.000,00.

Outra iniciativa que entrou em cena é o concurso para selecionar dois projetos de longa-metragem de ficção não publicitária para cinema, oriundos de produção mineira independente. A ação tem o esteio institucional da Secretaria de Estado de Cultura, além da parceria inédita com a Nacional do Cinema (Ancine) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). As informações estão disponíveis no www.codemig.com.br.

Além do Cineminas, em 2016, a Codemig planeja a realização, em Belo Horizonte, do Audiovisual Expo 2016 (MAX), evento de comercialização da produção cinematográfica mineira para os mercados pátrio e internacional, que promoverá sinais de projetos/pilotos e rodadas de negócios para grandes compradores da televisão brasileira. Todas essas iniciativas buscam fomentar negócios que gerem empregos e riquezas para o Estado, valorizando a originalidade e os talentos dos mineiros.

Fonte: Notícias