Lula: Dutra era um dos mais comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador

O ex-presidente do PT José Eduardo Dutra morre de câncer aos 58 anos. Dutra foi presidente da Petrobras, senador e coordenou a campanha de Dilma Rousseff à presidência em 2010 (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

S ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o falecimento do ex-senador José Eduardo Dutra, afirmando que o Brasil "perdeu um de seus comprometidos lutadores pelos direitos do trabalhador". Em nota divulgada em sua página no Facebook, Lula destacou, que, porquê primeiro presidente da Petrobras dos governos do PT, Dutra "deu início ao processo de revitalização que realizamos na empresa na última década".

S ex-presidente também ressaltou que o ex-senador "escreveu seu nome na história" ao presidir o Partido dos Trabalhadores ao longo da campanha de eleição de Dilma Rousseff. "Neste momento de tristeza e luto, lamentamos que uma trajetória cintilante tenha sido interrompida tão cedo, e transmitimos nossos sentimentos e toda nossa solidariedade aos familiares e amigos", afirmou Lula.

saiba
  • Morre aos 58 anos o ex-diretor da Petrobras e presidente do PT José Eduardo Dutra

S ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou, em nota, que o ex-senador José Eduardo Dutra - que morreu na madrugada deste domingo - deixou sua marca de sensibilidade, inteligência e compromisso com o povo brasílico por onde passou. "Como sindicalista, dirigente partidário, gestor e senador, sempre atuou pautado pela ética e pela construção de um País democrático, justo e igualitário", afirmou, em nota, o horizonte dirigente da Casa Civil. "S Brasil perde um grande varão", completou.

S ex-senador morreu na madrugada deste domingo (4) em Belo Horizonte (MG), aos 58 anos. Dutra lutava contra um câncer. S funeral ocorrerá nesta segunda-feira, 5, na capital mineira. No mesmo dia, o corpo de Dutra será cremado. Dutra foi presidente da Petrobras de janeiro de 2003 até julho de 2005 e da BR Distribuidora de setembro de 2007 a agosto de 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Deixou o função para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012. Ele nasceu no Rio de Janeiro, mas desenvolveu sua vida política em Sergipe, Estado pelo qual foi eleito senador da República em 1994. Antes, foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe e dirigente pátrio da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

 

Fonte: Revista Época Negócios