LG G6 – Top de risca sem frescuras #review

topo LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Direto ao ponto: o ano de 2016 não traz lá boas lembranças para a LG, por isso a marca sul-coreana tratou de deixar o G5 e a teoria de smartphone modulares de lado. Apresentado em Barcelona e lançado no Brasi há pouco menos de um mês, o LG G6 prova que a companhia fez o patente e voltou ao essencial para desenvolver um ótimo celular.

Durabilidade, uma telona para consumir teor, um conjunto de câmera capaz de ótimas fotos e um design que agrade os olhos. S LG G6 entrega todas essas características em um aparelho que é um dos melhores Android lançados nesse ano. Quer manifestar que esse é o aparelho perfeito? Não, ainda há alguns escorregões da LG. No entanto, vale a pena manter esse padrão no seu radar se você está de olho em um top de risco. Depois de passar as últimas semanas testando o G6, essas são as minhas impressões.

Design

A primeira coisa que labareda a atenção no LG G6 é a sua construção. S smartphone conta com uma bela tela de 5,7 polegadas, mas não é um tijolo. S display tem proporção de 18:9 (2:1) o que o torna “mais cume e fino” do que a maioria dos smartphones. Ao apostar em bordas mínimas, o LG G6 tem um aproveitamento de tela de de 78% da frente do aparelho.

20170503 172546 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

A versão que eu testei é a preta, que tem um paisagem clássico. S smartphone também está disponível na cor prata. Apesar de ser bonito, o LG G6 passa uma primeira sensação de que é um aparelho resistente e muito construído.  Tudo graças a um acerto na escolha de design da LG: não prejudicar a duração ou a ergonomia do celular.

S aparelho combina uma armação de alumínio com vidro Gorilla Glass 3 na frente, protegendo um quadro de IPS LCD e Gorilla Glass 5 na traseira. Essa dobradinha torna o celular encantador, ao mesmo tempo que mantém uma sensação de construção sólida. Por falar em construção, a LG trouxe pela primeira vez a certificação IP68 para um de seus smartphones, protegendo o G6 de chuva (pequenos e rápidos mergulhos) e poeira.

A empresa mantém algumas decisões que deram notório no pretérito, porquê o botão de vincular e desligar a tela/sensor de sensação do dedo na secção traseira do aparelho. S que ajuda a prometer espaço para a tela. A única decisão que eu confesso me incomodou foi a de colocar a ingressão de fone de ouvido na secção de clima do G6. Mas, não é zero que vá mudar a rotação do planeta Terra, né?

Confesso que fiquei tentado a reproduzir esse momento cá do vídeo de lançamento do aparelho. Basicamente, a LG aponta o G6 porquê "substância de bolo", mas achei que a sujeira não valia a pena...

gifit 1495577636338 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Levando em conta que o smartphone é, provavelmente, o objeto que seguramos o dia inteiro, o G6 me parece prestes para “manter o tranco” do seu dia a dia e até eventuais quedas, ao contrário de um de seus principais concorrentes (isso, aquele de com as belas bordas curvas).

Tá na hora de falar da tela!

A tela maior oferece espaço para você consumir boa secção dos conteúdos (redes sociais, mensagens, vídeos). Esse é o grande diferencial do LG G6 em relação a quase todos os outros tops disponíveis no momento. Frente a frente com um iPhone 7 Plus, por exemplo, o aproveitamento de tela do top da LG é absurdamente melhor/maior. Enquanto o padrão da LG tem 78,6%, o da Apple fica com somente 67,7% da frente ocupada pelo display.

20170503 172310 1024x576 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

S display de IPS LCD tem solução de 2.880 x 1440px (com uma densidade de 565ppi) e conta com tecnologia HDR 10, o que significa que você não vai passar vergonha na hora de curtir seu Netflix. Por outro lado, a tela do aparelho consegue um bom contraste, apesar de não ser tão resplandecente quanto os displays de seus dois principais concorrentes.

A proporção de 18:9, também chamada de FullVision pela marca, permite – além do espaço extra e da reprodução wide de filmes – que a tela seja dividida em dois quadrados, o que facilita na hora de usar dois apps ao mesmo tempo, por exemplo. A interface “quadradinha” também serve para otimizar o aplicativo de câmera. Mas esse é o ponto do próximo tópico...

Antes disso! Vale lembrar que, deixando as especificações técnicas de lado, o LG G6 entrega ótimas imagens e qualidade do que suficiente para aproveitar todo tipo de teor. S recurso de display Always On também aproveita muito a tela bloqueada para notificar novidades para você, sem que você precise permanecer todo o tempo acendendo o celular à toa.

Agora sim, as câmeras

S LG G6 faz bonito no quesito câmera. S top de risca da marca para 2017 oferece duas câmeras de 13 MP na traseira uma com ângulo de 71º (fenda de f/1.8) e outra lente ocasião, com um ângulo de 125º (preâmbulo de f/2.4). Quer algumas sinais do que ela pode fazer, dá uma olhada nessas fotos que eu fiz no evento da própria LG:

20170516 120843 1024x512 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Agora, uma foto que tirei do mesmo lugar, só que com a lente com introdução maior:

20170516 121055 HDR 1024x512 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Outras fotos que eu consegui tirar no dia a dia com o LG G6:

20170516 132944 1024x512 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

20170514 151645 1024x512 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

20170207 091451 1024x575 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

20170207 091729 HDR 2 1024x576 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

20170207 091722 HDR 1024x576 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Já a câmera frontal tem 5 MP (fenda de f/2.2) e permite que você tire fotos com um ângulo de 100º, para fazer “todo mundo caber na foto”. Essa é uma das opções que “subiram” dos modelos populares para os tops de risca e isso é lícito para caramba, na minha opinião.

Square Camera

Além de otimizar a interface do app de câmera, a LG lançou para o G6 um widget chamado Square Camera, que traz quatro novas possibilidades para o sensor do smartphone. Os recursos são interessantes e podem interessar quem vive no Instagram.

Snapshot – que divide a tela e mostra suas últimas fotos enquanto você focaliza os próximos cliques

Grid shot – que combina quatro fotos... Tipo assim:

20170508 205824 LG G6   Top de linha sem frescuras #review
Match shot – que combina duas fotos para que você faça “montagens” automáticas. E que eu não consegui pensar em zero tão jocoso quanto as imagens promocionais da marca.

Guide shot – que mostra uma classe com uma foto sua para você consiga “repetir” o clique. Serve para quem gosta de tirar fotos de comida, ao que parece.

Resumindo, a câmera do G6 faz um ótimo trabalho e é capaz de tirar fotos com cores vibrantes e não deixa a desejar frente aos concorrentes. A possibilidade de incluir teor ou pessoas nas suas fotos com uma lente grande angular é um diferencial. Já o Square Camera é um pouco jocoso, apesar de não ser tão recreativo assim no cotidiano.

Ah, e dá um baita trabalho descobrir esse ícone quando você apaga o via sem querer, justamente porque ele está listado porquê widget na interface e não porquê um app separado. S que também me deixou perguntando porque não incluir direto na interface da câmera um estrada para esses modos?

Interface

Por falar em interface, faz um bom tempo que eu reclamo da interface dos celulares da marca. Para ser preciso, no meu primeiríssimo review de celular cá para o R7, ainda em 2012, eu já dava essa singela “cutucada”. Sim o LG Optimus 4X HD, veio antes dos smartphones da risca M. Enfim, toda essa história é exclusivamente para manifestar: bom trabalho, LG!

Sim, pela primeira vez a interface do top de risca da sul-coreana está limpa e formosa. S G6 roda uma versão customizada (evidente) do Android 7.0 (Nougat) e permite que alguns aplicativos aproveitem o espaço extra na tela quando você usa o celular na nivelado. De forma universal, dá para perceber que os “designers” da LG passaram pela interface, mas ela está ligeiro e prática (ainda acho mal-parecido a tela “esticar”, mas passa).

gifit 1495582792418 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Outra opção que mostra o progressão dessa edição do top de risca da LG é a possibilidade de acrescer botões ao lado dos botões de sistema do Android (home, voltar, apps recentes). Além disso, também é provável personalizar a interface para colocar os aplicativos na tela ou visualizar todos os seus apps por meio do menu.

P notável que as fabricantes estão cada dia focados em entregar produtos simples de usar e ofereçam opções sem prejudicar a experiência dos usuários. Claro, isso também é revérbero da evolução visual e funcional do sistema operacional do Google. Ah, por falar neles, o LG G6 chega com o Google Assistant, serviço da gigante das buscas que faz as vezes de assistente virtual.

E o desempenho?

Ao contrário do ano pretérito, o LG G6 chega ao Brasil em versão praticamente idêntica com a lançada no exterior. S smartphone tem um processador Snapdragon 821 com 2.35GHz (mesmo que faz o Google Pixel funcionar), que não é o “último padrão”, mas faz um trabalho muito bom e não apresentou nenhum travamento durante nenhum dos testes.

S aparelho ainda tem 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, que pode ser expandida até 2TB via cartão microSD. S aparelho não dá suporte para dois chips, o que pode ser considerado um pequeno deslize por alguns usuários no Brasil. No meu caso, realmente não faz nenhuma falta, mas é uma sátira compreensível.

20170226 132212 1024x576 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Bateria dura o dia todo? Sim! A bateria de 3230 mAh tem um desempenho bastante honesto. Para ilustrar, ela segurava dia inteiros de uso intenso e me convenceu até mesmo nos meus dias longos (que incluem viagens com o GPS ligado para Campinas), de uso intenso mesmo. S aparelho suporta carregamento Quick Charge 3.0, por conta do processador da Qualcomm.

Preço, estratégia e uns pitacos

A experiência de usar um LG G6 foi ótima. S celular passa segurança, ao mesmo tempo que tem um dos designs bonitos de 2017. A LG acertou a mão em um aparelho que cumpre o que promete no quesito desempenho. Com 4 GB de RAM, é praticamente impossível você fazer o celular travar. Sério!

Algumas críticas que são feitas e eu acredito que fazem sentido: a versão do aparelho que chega ao Brasil tem 32 GB de espaço. Não é contra-senso, mas está ficando cada dia evidente de quem oferece espaço leva vantagem na bulha contra a concorrência. Ainda nesse ponto, recursos porquê o carregamento sem fio também não fariam mal ao aparelho.

A decisão estratégica da marca de posicionar seu smartphone na filete de R$ 3.999 também pode alongar os consumidores. S que é uma grande pena. Afinal, todas as pessoas que viram o LG G6 nas minhas mãos comentaram o quanto ele é bonito. A tela grande com um tamanho de celular compacto também é um diferencial que mostra o horizonte dos smartphones. Vale a pena “ver com as mãos” o design e a qualidade do LG G6. Principalmente, se você quer um top de risco para invocar de seu em 2017.

capa 1024x575 LG G6   Top de linha sem frescuras #review

Definitivamente, a LG escutou os consumidores e comprova que pode fabricar aparelhos notáveis, mesmo que não sejam os inovadores do mundo. Até porque, no término do dia, todo mundo quer fazer as mesmas coisas: mandar mensagens, tirar fotos, jogar e curtir teor na sua “tela de mão”. Mais do que isso, o LG G6 pode não ser o top de risca que agradou em 2017 por conta do seu preço brasílico, mas certamente mostra que a gigante sul-coreana encontrou um caminho para seguir e pode competir nesse mercado premium de igual para igual com Apple e Samsung.

Gostou? Para os animados, a LG oferece a possibilidade de dar o seu smartphone porquê ingressão por meio de uma parceria com a Trocafone e acrescenta um bônus de R$ 750 para facilitar sua compra. Sem falar nos pontos do sistema Multiplus.

Se você ainda não pode desembolsar quase R$ 4.000 para ter um smartphone, mas gostou do que leu e viu por cá, acho que uma ótima dica é esperar alguns meses, já que os varejistas costumam fazer promoções e oferecer aparelhos desejados por preços um pouco melhores com o passar do tempo.

http://r7.com/K6jU

 
 

The LG G6 – Top de risco sem frescuras #review on Testou.

Fonte: R7 Testou