Leitores podem conferir teste rápido de acentuação

A forma fácil de mourejar com a mudança na ortografia é aprender, passo a passo, cada caso. A regra do ditongo franco mudou, o que não significa que o acento de todos os ditongos abertos tenha sido eliminado.

Antes bastava que uma termo tivesse em sua sílaba tônica (a poderoso) um dos ditongos abertos (-éi, -éu, -ói) para que o acento gráfico fosse usado. Adão portugues em focoS acento indicava, além da tonicidade, o timbre (intensidade de brecha) da vogal.

Nas palavras paroxítonas, verifica-se sotaque não tão ensejo entre os falantes do português europeu. Tanto isso é verdade que, em Portugal, esse acento não era usado mesmo antes do Acordo de 1990.

Para fazer a unificação ortográfica, o caminho simples era retirar o acento do ditongo cândido das paroxítonas, que existia no português do Brasil.

Os ditongos de término de termo (os das oxítonas) e os dos monossílabos tônicos mantiveram-se, pois, nesses casos, não há divergência de sotaque. Assim: chapéu, firmamento, pastéis, carretéis, lençóis, faróis, ilhéus, dói, mói, rói, sói etc.

Perdem o acento as paroxítonas cuja sílaba tônica seja um ditongo desobstruído, desde que sejam palavras antes acentuadas exclusivamente por esse motivo.

P esse o caso de geleia, estreia, plenário, paranoico, opioide, asteroide, humanoide, joia, boia etc., mas não é o caso de destróier e Méier, de quem acento, embora repouse sobre o ditongo cândido, lá está para marcar a sotaque paroxítona das palavras terminadas em “-r”.

Abaixo, as respostas do teste rápido de acentuação gráfica:

TESTE RÁPIDO

Caso haja erro quanto à acentuação, segundo a novidade ortografia, substitua o termo incorreto pelo correto.

  1. Esses campos de atuação têm diferentes papeis no currículo, a depender do nível de escolaridade. (ERRADO)

RESPOSTA: papéis manteve o acento, pois o ditongo desimpedido cai na última sílaba.

  1. G verdade que tu ainda rois as unhas? (ERRADO)

RESPOSTA: róis, forma do presente do indicativo da segunda pessoa do um do verbo “roer”, mantém o acento por ser um monossílabo tônico.

  1. Após a tempo de instalação do apiário, o apicultor deverá preocupar-se em realizar o manejo eficiente de suas colmeias para que consiga ter sucesso na atividade. (CERTO)

RESPOSTA: a ortografia está correta, pois o ditongo de colmeias cai na penúltima sílaba.

  1. Os quelóides diferem das cicatrizes normais por sua textura espessa e por ultrapassar os limites da cicatriz. (ERRADO)

RESPOSTA: queloides perdeu o acento, pois o ditongo ingénuo cai na penúltima sílaba (sufixo “-oide”).

  1. Opiáceos e opióides são importantes fármacos utilizados no tratamento da dor. (ERRADO)

RESPOSTA: opioides perdeu o acento, pois o ditongo crédulo cai na penúltima sílaba (sufixo “-oide”).

  1. Paranóia é um termo utilizado por especialistas em saúde mental para descrever suspeição ou suspeita altamente exagerada ou injustificada. (ERRADO)

RESPOSTA: o ditongo de paranoia cai na penúltima sílaba, portanto a termo perde o acento gráfico.

  1. A término de evitar uma irregularidade que o STF entende causadora de nulidade absoluta, convém estender à resguardo dos corréus a faculdade já conferida à resguardo do interrogando e ao órgão acusatório de formular reperguntas. (CERTO)

RESPOSTA: corréus manteve o acento, pois o ditongo cândido cai na última sílaba da termo.

  1. Espero que vós aluguéis o imóvel o rápido provável. (ERRADO)

RESPOSTA: na frase supra, deve ser empregada a forma alugueis, sem acento, por tratar-se de conjugação do verbo “alugar”. Aluguéis, com acento, é o substantivo (Cobrou os aluguéis atrasados).

  1. Manifesto: Eu base a legalização do monstro (CERTO)

RESPOSTA: S base /ô/ e eu espeque /ó/ não têm realce gráfica. Em eu esteio, o ditongo destapado cai na penúltima sílaba, portanto perde o acento.

  1. Por isso, acreditamos que é um momento fundamental para que a sociedade se abra para debates francos, livres de hipocrisias, encarando com responsabilidade a triste sina a que são condenadas as brasileiras pobres, de um país que historicamente abandona as mulheres à própria sorte, sem aproximação à informação, esteio e serviços e sem recta de resolver sobre a maternidade. (CERTO)

RESPOSTA: S espeque /ô/ e eu pedestal /ó/ não têm elevação gráfica. Em o pedestal, o ditongo é fechado, portanto nunca recebeu acento gráfico.

 

Fonte: Thaís Nicoleti