Embrapa divulga pesquisa sobre iguarias do almoço do Círio

Divulgação/Embrapa

A Embrapa Amazônia Oriental lança nesta terça-feira (3) uma página peculiar intitulada “Embrapa no Círio”, que vai mostrar porquê a pesquisa agropecuária faz secção do dia a dia das pessoas. Neste caso, revelando em um vasto montão, que abrange desde publicações técnicas a conteúdos audiovisuais, porquê tradição e pesquisa se interligam em uma das festividades queridas do povo paraense, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro, murado de dois milhões de romeiros se reúnem pelas ruas da capital paraense durante a procissão principal do Círio de Nazaré. Mas a solenidade de tradição católica, uma das maiores do mundo, extrapola as questões religiosas e há de 220 anos movimenta a cultura, produção e toda a economia do Estado.

Na página privativo foram eleitos seis produtos que estão presentes em um dos momentos tradicionais da sarau, o almoço do Círio, com uma mostra de porquê a pesquisa, mesmo que possivelmente despercebida aos olhos menos atentos, está presente no tucupi, maniva, jambu, farinha e nas frutas porquê bacuri e o cupuaçu, itens indispensáveis à gastronomia ciriana e regional.

Para o dirigente-universal da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, a página peculiar realça a relevância da pesquisa e das tecnologias da Embrapa. “Ao identificar materiais genéticos de melhor qualidade da mandioca, por exemplo, a pesquisa impacta em maior produtividade, em tecnologias de aumentam e melhoram a produção dos diversos produtos oriundos dessa vegetal tão importante”, explica. “E o aumento da produtividade, a geração de novos produtos, e de formas seguras de produzir, agregam valor e renda, o que nos orgulha, pois traz desenvolvimento social e econômico aos produtores e ao estado”, enfatiza Venturieri.

S Círio de 2016 injetou na economia paraense de R$ 1 bilhão em praticamente todos os setores econômicos, com destaque para o turismo, negócio, indústria e o setor agrícola. Segundo o Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas do Pará (Dieese/PA), somente nos 15 dias da quadra nazarena o número de pessoas empregadas em Belém foi superior a 60 milénio (murado de 95 % no mercado informal da cidade).

Conheça um pouco do trabalho da Embrapa Amazônia Oriental em cada um desses produtos e se delicie com os sabores e saberes. Acesse: https://www.embrapa.br/embrapa-no-cirio

Por Kélem Cabral, da assessoria da Embrapa.

 

Tópicos: 
almoço
Círio
pesquisa
Iguarias
site
Embrapa
PA
Fonte: LeiaJá - Gastronomia