Dez dicas para trainees conseguirem emprego

O site www.journalism.co.uk perguntou a uma série de jornalistas e profissionais de mídia quais conselhos eles dariam para um trainee se destacar durante um programa de treinamento. Aqui estão as principais dicas que eles deram:

1. Faça contatos

Durante o seu tempo como trainee, não deixe de trocar contatos com os profissionais que encontrar na redação. Eles podem lembrar de você quando surgir uma vaga ou pauta – quem sabe? Então, supere qualquer timidez e, se você tiver cartões de visita, não saia de casa sem eles.

 2. Esteja sempre preparado

A gente já sabe que o smartphone é um dos melhores aliados dos jornalistas. Mas nunca se esqueça que, às vezes, a tecnologia falha. Sempre tenha à mão um bloquinho, uma caneta e um lápis.

Além das ferramentas certas, também é preciso estar vestido adequadamente. Use uma roupa que seja adaptável para o maior número de situações. Pode ser que surja uma pauta de última hora e, se você não estiver preparado, pode perder uma oportunidade.

3. Só escreva aquilo que tiver certeza

Quando estiver cobrindo uma história, lembre-se que há sempre de um lado a ser ouvido e nunca assuma que você sabe exatamente o que está acontecendo. Pelo contrário, duvide das informações.

Não entendeu alguma coisa durante as entrevistas ou apuração? Não deixe de perguntar para as fontes. É importante que se sinta seguro com a informação que está passando para os leitores.

4. Lembre-se de seu público e para quem você trabalha

Toda vez que você escrever uma matéria, pense no público-alvo do veículo que está trabalhando e trate a história de acordo. Além disso, mostre que você está a par dos valores e linha editorial da empresa, seguindo os padrões de estilo do manual de redação em seus textos.

5. Estruture sua matéria

Você pode ter o furo da década em sua primeira semana de experiência como trainee, mas nada vai significar se você não conseguir estruturar uma matéria. Uma dica é tentar escrever a história como se tivesse contando para alguém. Talvez fique fácil para organizar as informações.

Além disso, sugira pautas e insista em ângulos inusitados – este pode ser um diferencial.

6. Confira tudo

Cheque ortografia, nomes, datas, aspas, fotos, endereços, gramática, espaços duplos e pontuação. Não perca pontos por falta de cuidado ao revisar o texto.

7. Prática leva à perfeição

Suas habilidades de escrita e apuração tendem a melhorar a cada texto que fizer. Não deixe de praticar e ler bastante.

8. Aprenda com os experientes

Você pode aprender muito compartilhando experiências e observando as rotinas dos colegas que têm tempo de estrada. Absorva deles todo o aprendizado que puder.

9. Seja polivalente

O jornalismo moderno envolve do que apenas as vias de comunicação tradicionais. Mostre que você sabe ser multifuncional. Por isso, se você é capaz de se adaptar a uma variedade de posições na redação, pode se tornar um membro valioso da equipe.

10. Seja insistente

A experiência de trainee tem muito a acrescentar a um currículo. Por isso, tire proveito de todas as oportunidades. Aprenda muito e seja persistente. Como há pouco tempo para deixar uma impressão, dedique-se e faça-se notar.

Fonte: Novo em Folha