Centro de referência em disfunções miccionais é implantado em Fortaleza

O Centro de Treinamento em Disfunções Miccionais implantado pela  Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está atuando em duas cidades: Fortaleza (CE) e em Porto Alegre (RS) e logo deverá se expandir para outras capitais. Os treinamentos simultâneos estão acontecendo desde quinta-feira (13/11) e prossegue até sábado (15). 
 
Em Fortaleza, o treinamento está sendo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e tem coordenação do urologista e professor da instituição Ricardo Reges, com participação do urologista norte-americano e pesquisador da University of Texas Southwestern Medical, Allen Morey, considerado  um dos maiores experts do mundo em reconstrução urinária.  
 
Em Porto Alegre, o treinamento acontece no Complexo Hospitalar Santa Casa e é coordenado pelo urologista Márcio Averbeck, com participação do urologista norte-americano do Centro de Urologia do Alabama, Brian Christine,  uma das autoridades em implantes de esfíncter artificial nos Estados Unidos.
 
Os treinamentos vão abordar os maiores problemas urinários dos brasileiros, como incontinência urinária pós câncer de próstata e implantação do esfíncter artificial, a utilização de medicamentos, toxina botulínica e neuromulação nos tratamentos das doenças urinárias e a incontinência urinária feminina e suas consequências. Além de aulas teóricas, os médicos irão acompanhar cirurgias de reconstrução do trato urinário.
 
Fonte: Vida