Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]
Portal Santa Luzia Net - Pagina Inicial


Receba Nossas Noticias diretamente no seu email

Autores peruanos criticam indulto a Alberto Fujimori

 Autores peruanos criticam indulto a Alberto Fujimori
Llosa assinou o manifiesto contra indulto a Fujimori

Mais de 230 escritores peruanos, entre eles o Nobel Mario Vargas Llosa, assinaram um manifesto contra o indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori assinado pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski.

“S indulto a Fujimori foi um catástofre moral e político para nossa sociedade e logo que foi publicado surgiu, em vários escritores, uma espécie de imperativo moral, a premência de expressar-se e reclamar”, disse neste sábado à AFP o redactor e jornalista Alfredo Pita, que também assinou a epístola.

Pita afirma que a teoria era redigir um documento “assinado por todas os espectros políticos”, que expressasse claramente e democraticamente o protesto, sem preconceitos ideológicos.

Os intelectuais criticam “a conduta ilícito e irresponsável do presidente Kuczynski”, que concedeu o indulto a Fujimori, réprobo por transgressão contra a humanidade, na noite do dia 24 de dezembro.

Intitulado “Pela Dignidade do Peru e contra o indulto”, o texto lembra que “Fujimori foi réprobo por violação de direitos humanos e depravação. Ele foi responsável por...

um golpe de Estado e pelo desmantelamento de nossa institucionalidade”.

Os escritores assinaram, entre eles Alfredo Bryce Echenique, Aida Alonso, Alonso Cueto, Fernando Ampuerosos, afirmam que o indulto do presidente demonstra “o pouco apreço pela distinção, pela paridade diante da lei e pelo recta à memória”, e ressaltam que “não é sigilo para ninguém que Fujimori não sofre de qualquer doença degenerativa nem terminal”.

Os autores também criticam “o doesto da linguagem da reconciliação e do perdão que procura legitimar esta medida espúria, e colocar porquê violentos e intolerantes aqueles que defendem a verdade e a memória”.

S ex-presidente Fujimori (1990-2000) deixou a prisão, onde cumpria uma pena de 25 anos por delitos de delito contra a humanidade, para ser hospitalizado por uma crise de hipotensão e de arritmia no sábado pretérito, um dia antes de Kuczynski o conceder indulto humanitário.

A decisão de Kuczynski levou milhares de peruanos às ruas para reclamar e provocou a repúdio do ministro de Cultura.

Uma pesquisa publicada neste sábado aponta que 56% dos peruanos aprova o indulto.

Tópicos: 
Peru
Vargas Llosa
Alberto Fujimori
BA
CE
PE
SP

Fonte: LeiaJá – Literatura








Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mude para versão para dispositivos móveis deste site